terça-feira, 18 de novembro de 2014

Comportamento

•1. RELAÇÕES  INTERPESSOAIS

•2. Entre os relacionamentos que temos na vida, os de trabalho são diferenciados por dois motivos: um é que não escolhemos nossos colegas e chefes; o outro é que, independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas do ambiente corporativo, precisamos funcionar bem com elas para realizar algo juntos.
•3. Esses ingredientes da convivência no trabalho nos obrigam a lidar com diferenças de opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento… Fazer isso pode não ser fácil, mas é possível se basearmos nossos relacionamentos  interpessoais em quatro pilares: auto conhecimento,empatia, assertividade e ética.
•4. Autoconhecimento – Fundamental para administrar bem os relacionamentos,autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos outros nos incomodam. Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso.
•5. Empatia – Trata-se de considerar os outros, suas opiniões, sentimentos  e motivações. Sem isso, não há como chegar a uma negociação .A empatia também nos torna capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade com os pontos de vista dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer para praticá-la, a mais básica é saber ouvir.
•6. Assertividade – Para ter relacionamentos saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar, expressar nossas opiniões,vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a habilidadepara nos expressar de forma franca, direta, clara, serena  e respeitosa.
•7. Ética – Ser ético é ter atitudes que não prejudiquem os outros, não quebrem  acordos  e não contrariem o que se considera certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento,  ser altamente empáticos  e  assertivos, mas, senão nos conduzirmos pela ética,não conseguiremos manter relacionamentos  equilibrados.
•8. Fortalecer esses pilares traz melhorias não só para nossas interações no trabalho, mas também para as de outras áreas da vida – familiar, afetiva, social, de amizade. Vale a pena investir  nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
•9. A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental  importância para o bom funcionamento das atividades das relações  de trabalho entre os funcionários.
•10. Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:- Maior nível de produção no ambiente de trabalho;- Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;- Aumento no índice de confiança entre  os  funcionários.
•11. Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:- Educação e respeito entre os funcionários;- Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de trabalho;- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades realizadas;- Respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho; Busca de crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
•12. - Ações e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro no ambiente de trabalho;- como, por exemplo, manter o bom humor;- Realização, em ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;- Respeito às regras e normas do ambiente.
http://pt.slideshare.net/Joize/relaes-interpessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário