•1. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
•2. Entre os
relacionamentos que temos na vida, os de trabalho são diferenciados por dois
motivos: um é que não escolhemos nossos colegas e chefes; o outro é que,
independentemente do grau de afinidade que temos com as pessoas do ambiente
corporativo, precisamos funcionar bem com elas para realizar algo juntos.
•3. Esses
ingredientes da convivência no trabalho nos obrigam a lidar com diferenças de
opinião, de visão, de formação, de cultura, de comportamento… Fazer isso pode
não ser fácil, mas é possível se basearmos nossos relacionamentos interpessoais em quatro pilares: auto conhecimento,empatia, assertividade e
ética.
•4. Autoconhecimento – Fundamental para administrar
bem os relacionamentos,autoconhecimento implica reconhecer nossos traços de
comportamento, o impacto que causamos nos outros e que comportamentos dos
outros nos incomodam. Por exemplo: uma pessoa objetiva e dinâmica, que gosta de
agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode ter
conflitos na interação com um colega de perfil mais cauteloso.
•5. Empatia – Trata-se de considerar os outros,
suas opiniões, sentimentos e motivações.
Sem isso, não há como chegar a uma negociação .A empatia também nos torna
capazes de enxergar além do próprio umbigo e ampliar nossa percepção da realidade
com os pontos de vista dos outros. Entre as várias coisas que se pode fazer
para praticá-la, a mais básica é saber ouvir.
•6. Assertividade – Para ter relacionamentos
saudáveis, não basta ouvir: é preciso também falar, expressar nossas
opiniões,vontades, dificuldades. É aí que entra a assertividade, a
habilidadepara nos expressar de forma franca, direta, clara, serena e respeitosa.
•7. Ética – Ser ético é ter atitudes que não
prejudiquem os outros, não quebrem acordos
e não contrariem o que se considera
certo e justo. Podemos ter muito autoconhecimento, ser altamente empáticos e assertivos,
mas, senão nos conduzirmos pela ética,não conseguiremos manter relacionamentos equilibrados.
•8.
Fortalecer esses pilares traz melhorias não só para nossas interações no
trabalho, mas também para as de outras áreas da vida – familiar, afetiva,
social, de amizade. Vale a pena investir nisso – afinal, os relacionamentos são a melhor
escola para o nosso desenvolvimento pessoal.
•9. A ética
profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos aplicados no ambiente
de trabalho. A ética no ambiente de trabalho é de fundamental importância para o bom funcionamento das
atividades das relações de trabalho entre
os funcionários.
•10.
Vantagens da ética aplicada ao ambiente de trabalho:- Maior nível de produção no
ambiente de trabalho;- Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso,
respeitoso e agradável;- Aumento no índice de confiança entre os funcionários.
•11.
Exemplos de atitudes éticas num ambiente de trabalho:- Educação e respeito
entre os funcionários;- Cooperação e atitudes que visam à ajuda aos colegas de
trabalho;- Divulgação de conhecimentos que possam melhorar o desempenho das atividades
realizadas;- Respeito à hierarquia dentro do ambiente de trabalho; Busca de
crescimento profissional sem prejudicar outros colegas de trabalho;
•12. - Ações
e comportamentos que visam criar um clima agradável e positivo dentro no
ambiente de trabalho;- como, por exemplo, manter o bom humor;- Realização, em
ambiente de trabalho, apenas de tarefas relacionadas ao trabalho;- Respeito às
regras e normas do ambiente.
http://pt.slideshare.net/Joize/relaes-interpessoais
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